24 de julho, de 2023 | 14:25

Alerta contra a Dengue: Região Metropolitana do Vale do Aço registra quase 14 mil casos confirmados

Foto: Redes Sociais


Nos primeiros sete meses do ano, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) enfrentou uma grave situação de saúde pública, atingindo a marca de quase 14 mil casos confirmados de dengue. A preocupante incidência da doença mobilizou profissionais de saúde e autoridades locais, buscando conter a disseminação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com os dados fornecidos pelo Painel Arbovirose da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os municípios da RMVA tiveram um total de 13.905 casos confirmados de dengue até o momento. As cidades mais afetadas foram Ipatinga, com 9.791 casos, Coronel Fabriciano com 885, Timóteo com 1.848 e Santana do Paraíso com 1.381 casos confirmados.

A macrorregião do Vale do Aço, composta por 35 municípios, registrou um alarmante total de 17.018 casos confirmados de dengue durante o mesmo período, além de dois óbitos confirmados (um em Ipatinga e outro em Caratinga), e três óbitos sob investigação.

No entanto, segundo a médica infectologista Carmelinda Lobato, que atua em Ipatinga, a tendência é que o número de casos pare de aumentar consideravelmente a partir de agora. A especialista afirmou que houve um grande aumento nos casos durante os meses de março, abril e maio, mas a frequência de novos casos está diminuindo na RMVA à medida que o inverno se estabelece. Ainda assim, ela alertou que a população deve permanecer vigilante e que as medidas de prevenção e combate ao mosquito devem continuar sendo adotadas.

A doença tem causado preocupação nas comunidades afetadas, e a orientação da médica é que pessoas com sintomas como febre, dor no corpo e dor de cabeça busquem assistência médica ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Em casos de sintomas mais graves, como vômito, dor forte na barriga e tontura, é recomendado procurar uma unidade de emergência.

O combate ao mosquito Aedes aegypti e a prevenção da dengue são medidas cruciais para proteger a saúde da população. A comunidade, os profissionais de saúde e as autoridades trabalham em conjunto para evitar a propagação da doença e manter a segurança e bem-estar de todos os moradores da região.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: canaldosvalesmkt@gmail.com

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Canal dos Vales e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários contrários à lei ou que sejam ofensivos. O Canal dos Vales modera todas as mensagens e pode reprovar as que não respeitarem os critérios definidos.

Envie seu Comentário