22 de setembro, de 2023 | 15:00

Fabriciano realiza LIRAa e analisa amostragem do índice de arboviroses



Em Coronel Fabriciano, agentes de endemias de Coronel Fabriciano percorreram todos os bairros da cidade para a realização de um novo levantamento rápido do índice de larvas do mosquito Aedes Aegypti, LIRAa.

A ação desenvolvida pela Secretaria de Governança da Saúde tem o objetivo de identificar a infestação atual e adotar medidas de controle das arboviroses, Dengue, Zika e Chicungunya.

Conforme a Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, o trabalho é realizado por amostragem. “O levantamento é feito por um sistema que sorteia as residências que serão visitadas e vão apontar o percentual dos imóveis e bairros com o maior número de foco do mosquito Aedes Aegypti. “, explicou.

Produção: Canal dos Vales / Mayra Almeida
Fabriciano realiza LIRAa e analisa amostragem do índice de arbovirosesFabriciano realiza LIRAa e analisa amostragem do índice de arboviroses


Após este período de coleta que já ocorreu, o município se organiza para realizar ações pontuais nos bairros onde foram identificados os maiores índices de infestação.
O último LIRAa realizado em Fabriciano apontou um índice de infestação de 3,4%, considerado preocupante, diante do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. A expectativa é nesse último levantamento o índice seja menor.

Fotos: Mayra Almeida / Canal dos Vales


Demais ações da Vigilância em saúde
Além do LIRAa, o setor de endemias realiza outras ações na em Fabriciano, como por exemplo a vacinação antirabica. A campanha conta com equipes de vacinadores em pontos fixos de vacinação, como escolas municipais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Todos os animais (cães e gatos) com mais de três meses devem ser imunizados. Fêmeas que estejam gestantes ou lactantes devem ser vacinadas posteriormente.
 
É importante ainda que os animais sejam conduzidos com coleira e guia, por pessoas com idade e força suficientes para controlá-los. Cães e gatos agressivos ou de temperamento difícil devem estar utilizando focinheira. Lembre-se de levar o cartão de vacinação do animal da última campanha.

Vânia Tavares comenta que o município tem trabalhado com a posse responsável dos animais, que é cuidar do animal em sua integridade. Então esse animal demonstra qualquer tipo de sintoma da doença, deve ser levado imediatamente a um veterinário de referência e confiabilidade do dono.
 
Em caso de dúvidas e orientações, entre em contato com o Serviço de Zoonoses: 3406-7432.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: canaldosvalesmkt@gmail.com

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Canal dos Vales e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários contrários à lei ou que sejam ofensivos. O Canal dos Vales modera todas as mensagens e pode reprovar as que não respeitarem os critérios definidos.

Envie seu Comentário