05 de setembro, de 2023 | 16:14
Operação da PF resulta na prisão de suspeito em GV por envolvimento em invasão ao Planalto
Foto: Divulgação Polícia Federal
Operação da PF resulta na prisão de suspeito em GV por envolvimento em invasão ao Planalto

Nesta terça-feira (5), a Polícia Federal (PF) realizou mais uma fase da Operação Lesa Pátria em Governador Valadares, resultando na prisão de um indivíduo envolvido na invasão ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ação ocorreu em 8 de janeiro deste ano e causou danos aos prédios e objetos dessas instituições. A PF cumpriu um total de 26 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, sendo 20 em Belo Horizonte, três em Uberlândia, um em Uberaba, um em Valadares e um em Varginha. Além disso, o STF expediu 53 mandados de busca e apreensão.
O STF também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, e estima-se que os danos ao patrimônio público chegam a R$ 40 milhões. Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em andamento e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. Até o momento, a PF já cumpriu 78 mandados de prisão, 277 mandados de busca e apreensão e instaurou 17 inquéritos.
Minas Gerais foi o estado com o maior número de mandados expedidos, totalizando 26, seguido por São Paulo com 12, Paraná com 6, Santa Catarina com 3, Mato Grosso do Sul com 2, Tocantins com 2 e Ceará com 2.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: canaldosvalesmkt@gmail.com