20 de junho, de 2023 | 10:26

Autorização do CADE permite a negociação de ações da Usiminas entre Ternium e Nippon Stee

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem impor quaisquer limitações, a operação de compra e venda de ações ordinárias da Usiminas (USIM5), envolvendo a Ternium (TT) e a Nippon Steel (NSC).

UsiminasUsiminas


A autorização foi divulgada por meio de um comunicado da Usiminas na segunda-feira, e marca uma mudança significativa na configuração acionária da empresa.

A Ternium, um importante grupo siderúrgico na América Latina, anunciou em março um acordo com a Nippon Steel para adquirir uma participação maior no controle acionário da Usiminas. O acordo prevê a compra de 68,7 milhões de ações ordinárias da Usiminas, anteriormente detidas pela Nippon Steel.

Após a conclusão dessa transação, a Ternium deterá uma participação majoritária de 61,3% no grupo de controle da Usiminas. O restante será dividido entre o grupo Nippon, que terá 31,7%, e o fundo de pensão dos trabalhadores da siderúrgica, com 7,1%, dentro de um novo pacto acionário.

Com a conclusão da transação, a Ternium terá a capacidade de indicar a maioria dos membros do conselho de administração da Usiminas, incluindo o CEO e outros quatro diretores. A Nippon manterá o direito de nomear o presidente do conselho, bem como o diretor de tecnologia e qualidade.

Em um comunicado ao mercado, a Usiminas afirmou que, dada a natureza desafiadora do ambiente de negócios em que a empresa está inserida, tanto a Nippon Steel quanto a Ternium entendem que um comando mais forte por parte de um dos acionistas é essencial para impulsionar ainda mais os valores corporativos da Usiminas.

Ambas as empresas concordam que uma estrutura de governança reformulada, na qual a Ternium desempenhe um papel mais proeminente devido à sua ampla rede de negócios na América Latina, beneficiará todos os envolvidos na Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: canaldosvalesmkt@gmail.com

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Canal dos Vales e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários contrários à lei ou que sejam ofensivos. O Canal dos Vales modera todas as mensagens e pode reprovar as que não respeitarem os critérios definidos.

Envie seu Comentário