16 de junho, de 2023 | 10:20

A cidade de Fabriciano está emitindo um alerta importante sobre uma tentativa de golpe para procedimentos hospitalares

Há relatos de pessoas solicitando dinheiro a indivíduos para a realização de procedimentos médicos no Hospital Dr. José Maria de Morais.

Foto: Redes Sociais


Prefeitura de Coronel Fabriciano alerta para golpes envolvendo pagamento de procedimentos médicos no Hospital Dr. José Maria de Morais

Nesta quinta-feira (15), a prefeitura de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, emitiu um comunicado importante para conscientizar a população sobre possíveis golpes. Indivíduos estariam se passando por representantes do Hospital Dr. José Maria de Morais e solicitando valores para populares, alegando serem necessários para a realização de procedimentos médicos na instituição.

É importante ressaltar que o Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) é gerido pela administração municipal e todos os serviços oferecidos pela instituição, como consultas, tratamentos, exames e cirurgias, são totalmente gratuitos. A prefeitura reforçou que o custeio desses serviços é integralmente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A prefeitura enfatizou que o Hospital Dr. José Maria nunca entra em contato com pacientes, acompanhantes ou familiares solicitando qualquer pagamento financeiro para a realização de exames ou outros procedimentos. Essa prática é completamente inválida.

Recentemente, houve relatos de tentativas de golpes envolvendo familiares e acompanhantes de pacientes internados na UTI da instituição. No dia 14 de junho, quatro acompanhantes receberam mensagens via WhatsApp de um suposto representante do hospital, exigindo um depósito em dinheiro para a realização de um exame. É importante alertar que essa é uma clara tentativa de fraude.

A prefeitura reforçou que qualquer cobrança de serviços públicos na área da saúde é indevida e deve ser imediatamente comunicada às autoridades competentes, incluindo a direção da instituição hospitalar.

Ernany Duque, diretor executivo do HJMM, ressaltou a importância de relatar essas ocorrências à direção do hospital. A instituição tomou medidas rápidas ao entrar em contato com todos os familiares dos pacientes internados na ala afetada, registrando boletim de ocorrência e colaborando com as autoridades para investigação dos casos.

A direção do HJMM destaca que jamais repassa informações de pacientes por telefone e que prioriza a ética, humanização do atendimento e a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais da instituição.

Embora não tenham sido registradas novas tentativas de golpes no dia 15 de junho, a direção do HJMM continua vigilante e reforçando constantemente as medidas de segurança de dados para pacientes, familiares e acompanhantes.

Em caso de qualquer ligação ou mensagem suspeita, a orientação é não clicar em links enviados por números desconhecidos, não realizar nenhum depósito e reportar imediatamente o caso à recepção e direção do Hospital Dr. José Maria Morais. Em caso de dúvidas, os pacientes, acompanhantes ou familiares podem entrar em contato pelos telefones do hospital: 3406-7390 e 3406-7388.


Veja o comunicado na íntegra:

O Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM), gerido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, alerta para possíveis golpes, pelo WhatsApp, solicitando pagamento para realização de procedimentos médicos.

Todos os serviços prestados pela instituição, como: consultas, tratamentos, exames e cirurgias, são GRATUITOS, e seu custeio é feito integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Portanto, em hipótese alguma, o Hospital Dr. José Maria entra em contato com pacientes, acompanhantes ou familiares para solicitar pagamento de qualquer valor financeiro para realização de exames ou demais procedimentos.

A necessidade de reiterar tais informações se deve às recentes tentativas de golpes sofridas por alguns familiares e acompanhantes de pacientes em internação na UTI da instituição.

Na última quarta-feira, 14/6, quatro acompanhantes (familiares) de pacientes em internação na instituição receberam mensagens, pelo whatsapp, de um suposto representante do hospital solicitando a realização de um exame e que para isso seria necessário o depósito de determinada quantidade em dinheiro em uma conta corrente indicada. ISSO É FRAUDE!


A cobrança de serviços públicos na área da saúde é indevida e deve ser comunicada às autoridades, inclusive à direção da instituição hospitalar.

Segundo Ernany Duque, diretor Executivo do HJMM, um dos pacientes "estranhou a mensagem" e imediatamente procurou a direção da instituição, que teve uma resposta rápida e efetiva da direção da instituição. Primeiro, entramos em contato com todos os familiares dos pacientes internados na ala onde ocorreu o fato, fizemos o boletim de ocorrência e o fato segue em apuração pelas autoridades competentes. Também lançamos comunicados nos canais oficiais do Hospital, prefeitura e boletins internos”, detalhou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: canaldosvalesmkt@gmail.com

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Canal dos Vales e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários contrários à lei ou que sejam ofensivos. O Canal dos Vales modera todas as mensagens e pode reprovar as que não respeitarem os critérios definidos.

Envie seu Comentário