14 de junho, de 2023 | 13:38
Febre Maculosa: uma preocupante ameaça à saúde que demanda atenção
A identificação da febre maculosa depende dos sintomas clínicos apresentados pelo paciente, bem como do seu histórico, principalmente se houve exposição a regiões propensas à presença de carrapatos.
Fotografia: Eduardo Carvalho
Carrapato Estrela

No dia 12 de junho, ocorreu a confirmação de que a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, foi vítima da febre maculosa, uma doença também conhecida como febre do carrapato. De acordo com dados fornecidos pelo Instituto Adolfo Lutz, a causa do óbito foi atribuída a essa doença, transmitida pela picada de carrapatos infectados. A morte do namorado de Mariana, Douglas Costa, de 42 anos, um piloto de automobilismo, ainda está sendo investigada.
A febre maculosa é uma doença aguda e grave, causada por uma bactéria, que não é transmitida de pessoa para pessoa, mas sim através da picada de carrapatos infectados. O termo "maculosa" deriva da sua característica de provocar manchas vermelhas no corpo dos indivíduos infectados, como explicado pelo médico Vital Fernandes Araújo, formado pela Universidade Federal da Bahia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: canaldosvalesmkt@gmail.com